quarta-feira, 1 de junho de 2016

A cultura do México



    A cultura mexicana é marcada pela influência de alguns povos pré-colombianos e também de espanhóis.
    A cultura do México reflete complexidade da história do país, resultante da fusão gradativa dos que começou na era dos poucos laços culturais pré-colombianos e espanhóis. Este intercâmbio cultural foi construído durante os três séculos de colonização espanhola, deixando profundas marcas na religiosidade e demais expressões culturais. Após o rompimento político no início do século XIX, os mexicanos receberam influência cultural também da África e Ásia (em menor proporção) e, especialmente, dos Estados Unidos (devido à proximidade territorial).



    A pinhata (em espanhol: piñata) ou pichorra é uma tradição ibérica bastante difundida em certos países americanos, porém incomum nos países onde surgiu (Portugal e Espanha).       Trata-se de uma brincadeira, que, normalmente, se dedica às crianças, contudo pode ser jogado por adolescentes e até adultos. É especialmente popular no México, onde é comum em aniversários, sob a forma de uma estrela de cinco pontas.

                             Feriados no México

        
No México, os feriados estão previstos em âmbito nacional, estadual e municipal. Esses feriados são comemorados em todo o país. Além disso, cada cidade, estado e/ou região pode ter seus próprios feriados.

Dia
Nome local
Nome em português
Año Nuevo
Aniversario de la Constitución Mexicana
Dia del niño
Día del Trabajo
Batalla de Puebla
Dia de las Madres
Día de la Independencia
Día de la Raza
Día de Muertos
Aniversario de la Revolución Mexicana
Nuestra Señora de Guadalupe

Dança do México


 No México já possuía antes da chegada dos espanhóis, uma  grande variedade de danças.
A dança mexicana é um conjunto de coreografias típicas de várias regiões do país. São danças muito ricas em melodia, ritmos e movimentos que podem ser acompanhadas não só por instrumentos mas também por canto. Entre suas danças destacam-se:
 "La Danza de los Viejitos" é uma antiga tradição, anterior a chegada dos espanhóis, é usualmente interpretada por jovens, que imitam pessoas idosas em movimentos engraçados, com dificuldade de se movimentar e encurvados em uma bengala. Usam trajes de camponeses e máscaras de feições idosas, sorridentes e sem dentes.
"Los Sembradores" é uma interpretação artística de um dos mais importantes elementos da vida: trabalhar com a terra, plantar e colher, a alegria de trabalhar em comunidade e a beleza da simplicidade.
"Jarabe Tapatio" ou "Dança Mexicana do Chapéu", é considerada a dança nacional do país.


 Festas importantes

2 de novembro- Dia dos Mortos

Segundo a crença popular, no México , os mortos têm permissão para visitar seus amigos uma vez por ano . Durante este dia, os vivos acolhem as almas dos mortos com diferentes tipos de ofertas : comidas, velas, flores e doces. Dia dos Mortos é um dia de risos e diversão .

12 de dezembro- Nossa Senhora de Guadalupe

Neste dia é comemorado o aparecimento, em 1531 de seu santo padroeiro e “Imperatriz da América " : a Virgem de Guadalupe. Uma multidão de fiéis que se aproximam do santuário na capital e muitos outros para preparar peregrinos presentes dando alimentos e bebidas de frutas em todas as estradas que conduzem à basílica para ajudar a cumprir seus desejos.
A Virgem de Guadalupe é representada por um ícone da Virgem Maria , que apareceu a Juan Diego. Atualmente este ícone é colocado no Santuário de Guadalupe, local de peregrinação para milhões de devotos .
   

                    Música

A música do México é muito diversificada e apresenta uma ampla gama de diferentes estilos musicais. Foi influenciada por uma variedade de culturas, principalmente a indígena mexicana e a cultura européia, desde a Idade Média. Muitas músicas tradicionais do México são bastante conhecidas em todo o mundo, embora muitos admiradores destas canções desconheçam seu país de origem, entre elas destaca-se "Bésame Mucho", "La Bamba", "Solamente una Vez", "La Bikina", "Cielito Lindo", "Somos Novios", "El Rey", "María Bonita", "México Lindo y Querido". "La Cucaracha", embora popularizada durante a Revolução Mexicana.
 A música popular tradicional mexicana pode ser classificada por:
·         agrupamento (número de integrantes, disposição) - Conjunto huasteco, Mariachi, Trio, Conjunto calentano, Conjunto jarocho, Marimba orchestra.
·         gêneros musicais -  Ranchera, Son huasteco, Son jarocho, Danzón, Bolero, Son istmeño, Son jaliscience, Chilena, Son calentano, Son planeco, Canción cardenche.

 Culinária

A culinária mexicana é bem rica e apetitosa, bastante calcada na tradição e com uma variedade grande de opções e sabores diferente. O México é um país grande com uma cultura riquíssima e não poderia ser diferente em sua gastronomia, igualmente abundante.

Os mexicanos possuem alguns hábitos diferentes de alimentação que não somente relacionados aos temperos ou condimentos. No "desayuno", o nosso "café da manhã", é raro ver pão salgado puro que não seja tortilla. Os pães doces estão mais presentes, assim como os tamales e as famosas quesadillas.
     Os pratos tradicionais mexicanos incluem: Birria, Carnitas, Chilaquiles, Enchilada,guacamole, Mixiote, Quasadilla, Pico de gallo, Salsa, Tostada, etc.
    Nas bebidas temos: Tejate, Chocolate, Atole, Cervejas mexicanas, Refrigerantes, Mezcal, Michelada, Tepache, Tequila,Pulque e Aguas frescas (são bebidas não alcoólicas, elaboradas principalmente de alguma fruta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário